Coaching aos projetos de melhoria

Ultimamente, tem-se falado muito sobre coaching e suas variadas maneiras de aplicação na melhoria de resultados no setor corporativo. Contudo, a falta de percepção para definir áreas e modos de atuação próprias do coaching tem causado diversas indagações por parte de especialistas em recursos humanos e gestores, que se veem perdidos com tantas informações incongruentes sobre o assunto.

Para orientar com maior assertividade sobre onde e como o processo de coaching pode enriquecer equipes e empresas, apresentamos algumas especificações para a técnica do coaching, conforme o objetivo de cada processo.

Desenvolvimento: O coaching para desenvolvimento de aptidões e práticas é usado na preparação de profissionais para assumir posições futuras. Essa categoria é muito relevante para o desenvolvimento de pessoas em casos de sucessão, até mesmo como instrumento estratégico para gestão de talentos em potencial. Por meio desse processo, o indivíduo elucida expectativas para um cargo futuro, observa aptidões atuais e traça o seguimento do desenvolvimento.

Desempenho: Essa categoria de coaching auxilia o líder ou equipe na construção de ações estratégicas para a melhoria dos resultados organizacionais. Esse tipo de coaching provém da necessidade de atingir certos objetivos previamente estabelecidos entre profissionais e organização. Nesse caso, a proposta é simplificar a estruturação de um plano de ação e sua implantação por parte dos colaboradores, permitindo a obtenção de resultados melhores.

Aptidão: Utilizado geralmente para implementação de novos projetos ou tarefas, o coaching para aptidão promove a rapidez de aprendizado para simplificar o alinhamento técnico e comportamental do profissional para encarregar-se de um novo desafio organizacional. Baseando-se nesse processo, o coachee analisa as capacidades atuais do profissional e evidencia expectativas de desempenho para a administração e desenvolvimento de um projeto.

Business Coaching: É aplicado ao lidar-se com demandas de agenda corporativa de CEOs, vice-presidentes e outros membros do corpo diretivo da empresa. Muitas vezes essa categoria envolve questões estratégicas de negócio, como por exemplo, fusões e aquisições, crescimento acelerado, entre outros.

É preciso atenuar a ideia de que o coaching é recomendado somente para profissionais que demonstrem resultados insuficientes na avaliação de desempenho ou que não estão suportando as demandas comportamentais esperadas pela organização.

Deve-se compreender esse processo como um instrumento estratégico importante para a conservação e desenvolvimento de talentos aptos a assegurar vantagem competitiva para a companhia que exerce essa técnica inovadora e altamente eficiente para o desenvolvimento profissional.

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