post

Yellow Belt Six Sigma – O que é

Você já ouviu falar na expressão “yellow belt” no contexto corporativo? Dentro das artes marciais, esse termo já é conhecido, representando as faixas que o aluno recebe conforme evolui em seu treinamento. No mundo empresarial, o yellow belt tem um significado parecido. Ele nada mais é do que um nível que está contido na certificação 6 Sigma.

Nessa certificação, existem diversos níveis respeitando certa hierarquia de “faixas”. Essa metodologia oferece oportunidades para gerenciar projetos exclusivos e realizar análises dinâmicas de dados. Com a aplicação do 6 Sigma, há uma melhoria de processos de negócios, abrindo novas portas e ampliando a compreensão da indústria.

Os profissionais treinados na faixa yellow belts, nos fundamentos do 6 Sigma, servem para dar suporte aos Black Belts e Green Belts na implantação dos projetos. Ajudando no uso de ferramentas na rotina da organização, eles devem ser capazes de desenvolver pequenos projetos de melhoria em sua área de atuação.

Um yellow belt deve ter conhecimento e prática básica das ferramentas 6 Sigma de uso comum. Também é exigida, nesse nível, a disciplina para concentrar-se em uma tarefa e seguir as ordens dos gerentes de projeto. Isso pode incluir mineração de dados, tarefas de organização ou outras funções de análise de dados.

Treinar outros funcionários na metodologia 6 Sigma também é uma capacidade exigida de um “faixa amarela”. Basicamente, ele deve conseguir garantir que outros, que não tenham a certificação, compreendam os processos e sua importância para o projeto geral.

Yellow Belt

Profissionais Yellow Belt dependem do treinamento que recebem fora de seus empregadores, bem como orientações fornecidas pelas faixas de classificação mais alta. Geralmente, os Green Belts, Black Belts e Master Black Belts administram os papéis principais de um projeto. Por isso é necessário saber seguir as instruções e ordens de perto.

Ser um “faixa amarela” implica em conhecer a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve e Control): quando e como usá-la corretamente. A coleta de dados também precisa ser uma segunda natureza para quem está nesse nível. Isso porque sua função é coletar dados adequadamente e de fontes variáveis, organizá-los e entregar ao gerenciamento ou a outras funções.

Monitorar adequadamente diferentes processos é outro aspecto de um yellow belt. Se surgir um erro, ele precisa saber com quem entrar em contato primeiro e quais outras etapas são necessárias para controlar o problema. Criar gráficos básicos com base em dados é mais uma aptidão requerida nesse nível, incluindo histogramas, regressões lineares, mapas de calor, entre outros.

Por fim, um “faixa amarela” deve ter uma unidade para buscar constantemente melhorias nos processos de negócios, seja na fabricação, produção ou logística. Cada processo tem espaço para melhoria. Como profissional 6 Sigma, você deve garantir que irá manter e melhorar os processos, quando for o momento.

Quer saber mais sobre yellow belts e o Lean 6 Sigma? Deixe sua dúvida nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *