post

Mercado de trabalho valoriza secretário de governança qualificado

Com a evolução das práticas de governança corporativa no Brasil, as exigências envolvendo os profissionais responsáveis por acompanhar a observância às normas de governança corporativa dentro das empresas, também cresce. Por isso, atualmente, o mercado está exigindo cada vez mais que os secretários de governança sejam qualificados e certificados.

A demanda surge por parte de companhias que estão estruturando conselhos e também de empresas que estão focando em um profissional de Governança, que cuida da Secretaria, com um perfil mais qualificado. Esse é um dos reflexos do cenário em que cada vez mais empresas brasileiras procuram estruturar seus colegiados. Esse fator deve-se também ao atual clima de preocupação entre as empresas após casos tratados na Operação lava a jato: as empresas entendem que é preciso uma atenção maior à governança, estruturando as áreas de controles, como riscos e compliance.

Inicialmente, o encarregado desse ofício simplesmente registrava os assuntos discutidos e as decisões tomadas durante as reuniões e redigia a ata desses encontros. Essa função antigamente era, inclusive, atribuída às secretárias dos próprios presidentes. Porém, houve uma mudança gradual no perfil desse profissional, que agora não mantém contato apenas com os membros do “board”, mas também atua com diversas esferas de poder da organização. Uma das atribuições do secretário de governança, inclusive, é cobrar de todas as partes envolvidas o cumprimento das decisões firmadas durante as reuniões. Desempenhar esse cargo exige conhecimentos financeiros, compliance, riscos, Regulação com Investidores, legislação – principalmente societário e estratégia. Além disso, ele deve participar da elaboração da revisão do Estatuto, confeccionar os regimentos internos do Conselho e comitês, políticas e código de conduta.

Atualmente, a procura por um profissional qualificado, que se dedique somente à essa atribuição e que agregue conhecimento de governança corporativa e tantas outras já descritas, é alta. Diferente do cenário de alguns anos atrás, quando apenas companhias grandes tinham demanda para essa profissão, hoje mesmo as empresas de pequenos e médio porte, assim como as familiares, necessitam de um secretário de Governança Corporativa na estrutura.

A faixa salarial desses profissionais também comprova o quanto eles são valorizados pelo mercado: seus salários são consideravelmente altos, correspondendo ao nível de atuação e qualificação dos Secretários de Governança Corporativa.

A importância do secretário de governança reside nas atribuições desse profissional, já que sua atuação envolve todo o sistema de governança corporativa. O desenvolvimento de suas competências, principalmente como suporte para intermediar as relações entre conselho de administração e a gestão requer especialização e dedicação, abrangendo um amplo escopo de capacitação técnica, de ferramentas e relacionamentos.

Inscreva-se no nosso curso de Secretário de Governança e seja você também um profissional qualificado e valorizado.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *